Estudo comprova o poder do vermelho na sedução e conquista

em 23 de março de 2020


Cor


Em 2008, Andrew Elliot, professor de psicologia da Universidade de Rochester, e seus colaboradores mostraram que os homens eram mais atraídos por mulheres vestidas de vermelho e que essa cor era sinônimo de desempenho inferior quando associada a testes de QI ou eventos esportivos .

Neste novo estudo publicado em 2 de agosto de 2010 no Journal of Experimental Psychology: General, os autores relatam que usar roupas vermelhas ou simplesmente ter seu retrato em uma foto emoldurada em vermelho torna os homens mais agradáveis, mais poderosos e sexualmente mais desejável para as mulheres. Os resultados indicam que as mulheres veem o homem de vermelho como alguém de um nível social mais alto, que pode ter mais dinheiro e que achará mais fácil aumentar seu nível social. É esse julgamento que torna o homem agradável aos olhos da mulher.

Segundo os autores, essa atração pelo vermelho se deve a dois fenômenos: cultura e biologia. Por um lado, nas sociedades humanas ao redor do mundo, o vermelho sempre fez parte dos distintivos dos ricos. A China antiga, o Japão e a África subsaariana usavam o vermelho para indicar prosperidade. Finalmente, os cidadãos mais poderosos da Roma Antiga foram chamados de "aqueles que vestem vermelho". Atualmente, celebridades e homens de poder são homenageados "ao estender o tapete vermelho". Por outro lado, em primatas como mandril ou babuínos Gelada, o vermelho está associado à dominância do macho e a cor é, além disso, mais intensa nos machos dominantes. As fêmeas dessas espécies se acasalam mais regularmente com esses machos dominantes que, em troca, oferecem proteção e recursos.

Para quantificar o efeito do vermelho, os pesquisadores analisaram as respostas de 288 mulheres e 25 homens a fotografias de homens. A importância da cor vermelha foi destacada ao mostrar aos participantes fotografias de homens emoldurados por uma borda cinza, vermelha, azul ou verde. Então, a cor das roupas do homem nas fotografias foi alterada digitalmente. Os resultados também mostraram que, embora as mulheres achem mais atraente, o vermelho não torna o homem mais agradável, gentil ou sociável. Além disso, o efeito do vermelho é universal, já que as mulheres americanas, chinesas, inglesas ou alemãs acham a fotografia do homem agradável. Finalmente, esse julgamento é limitado às mulheres porque a cor não faz diferença na resposta dos homens à fotografia.

Autor do artigo: Pierre-Alain Rubbo



Topo Astrologia