Música Clássica ajuda nos Estudos

em 30 de dezembro de 2019


Música Clássica ajuda nos Estudos

Um estudo conduzido pela Universidade de Caen, na França, realizou um teste com estudantes de 249 universidades. Todos com o mesmo nível de conhecimento foram divididos em 2 grupos. Ambos os grupos tiveram que assistir a uma palestra e depois resolver uma prova baseada sobre o que foi aprendido.
Os resultados indicaram que o grupo que assistiu à palestra escutando música clássica teve um aumento de atenção e obteve resultados mais satisfatórios se comprados aos alunos que não escutaram as canções.

Outra pesquisa britânica, concluiu também que escutar música durante o estudo pode melhorar o desempenho dos alunos. Porém pesquisa mostra que os estudantes que escutaram música clássica durante seus estudos tiveram um desempenho em média 12% melhor em suas provas de matemática. Mas, não necessariamente o resultado foi devido à música clássica. Para atingir bons resultados, o estilo de música deve ser selecionado conforme a disciplina a ser estudada. O estudo foi financiado pelo serviço de música online Spotify.



No livro "Filhos brilhantes" de Augusto Cury, o autor diz que segundo o personagem de Ramanov um professor diferente dos demais, pedia que houvesse música ambiente durante as aulas, de preferência clássica, para que as notas musicais cruzassem com as informações em sala e assim melhorasse a concentração e a assimilação do conhecimento.

Três meses depois, os resultados eram visíveis.
Ocorria uma diminuição substancial da ansiedade e a melhoria da concentração.

A música ambiente desacelera os pensamentos dos alunos e melhora a concentração e o rendimento intelectual.

Musica ambiente em sala de aula.

Objetivo dessa técnica: desacelerar o pensamento, aliviar a ansiedade, melhorar a concentração, desenvolver o prazer de aprender, educar a emoção.

A música ambiente tem essas metas:

Produzir a educação musical e emocional, gerar o prazer de aprender durante as aulas de matemática, física e história.
Aliviar a síndrome de pensamento acelerado, pois aquieta o pensamento, melhora a concentração e assimilação de informações.

A música ambiente deveria ser usada desde a mais tenra infância na sala de casa e na sala de aula.

Os efeitos da música ambiente em sala de aula são espetaculares. Relaxam os mestres e animam os alunos.







Topo Astrologia