Fundamentos do Feng Shui

em 5 de novembro de 2019

O Feng Shui está fundamentado em:

Qi - Chi

Qi (Chi) é mais complexo de entender do que a palavra ocidental 'energia'. É a expressão chinesa da força natural intangível da energia vital que emana de praticamente tudo no universo, incluindo o movimento e a qualidade do ar, o campo magnético da Terra, a força gravitacional da lua, radiação cósmica, luz solar, vibrações de cores, todos os objetos físicos e nossos pensamentos e emoções. 

O Qi influencia como um lugar se sente e como reagimos. 

Sheng Qi nutre o ambiente ao seu redor, trazendo a oportunidade de desfrutar de estabilidade, harmonia, abundância e sucesso. Se ele se move muito rápido ou estagna, torna-se indesejável Sha Qi, que parece perturbador e pode prejudicar o bem-estar ou as finanças. É por isso que são tomadas medidas para conter o Qi inútil e obter a melhor vantagem do fluxo positivo.  

Yin & Yang

O conceito de Yin e Yang é o princípio dinâmico fundamental da vida natural em todo o universo e a base do Yi Jing, o clássico livro chinês da mudança. Simboliza o processo contínuo de transformação e relacionamento interativo entre opostos complementares. Nada é totalmente um ou outro e nada existe em total separação de outras influências. 

Alguns exemplos de yin e yang são feminino e masculino, silencioso e barulhento, sombrio e brilhante, lento e rápido, frio e quente, úmido e seco, passivo e ativo, escuro e claro, lua e sol. Alcançar um bom equilíbrio entre yin e yang é o objetivo de criar um equilíbrio agradável em um local.

Os cinco elementos

Os cinco elementos naturais da água, madeira, fogo, terra e metal e suas interações entre si são essenciais para a análise do Feng Shui, medicina chinesa e metafísica. 

Também conhecidas como as cinco transformações ou cinco fases, cada elemento é associado a uma direção específica da bússola, com cor, forma e tempo. Os elementos são frequentemente introduzidos ou realinhados para equilibrar, aumentar ou acalmar uma determinada área e para apoiar ou gerenciar um ao outro.

Três conexões

A base do Feng Shui é uma compreensão da relação entre céu, terra e humanidade. Conhecido como San Cai, abrange a forma e as influências sem forma, tangíveis e intangíveis. 

Isso significa que estamos intrinsecamente conectados às forças naturais da terra e do cosmos, e nossas vidas são assim moldadas pelo ambiente. 

Como os três aspectos interagem afeta diretamente a qualidade de nossa vida em um determinado local. O Feng Shui tem como objetivo harmonizar sua conexão com essas forças vistas e invisíveis, otimizar seus benefícios e protegê-lo do que for indesejável.

Direção e Localização

Usar uma bússola chinesa, ou Luo Pan, para fazer uma leitura precisa do alinhamento de um edifício é fundamental para a prática eficaz do Feng Shui. 

A localização da porta de entrada principal e a direção que ela enfrenta são fatores cruciais na análise do fluxo de energia, áreas positivas ou fracas e influências do tempo. Se você está energicamente sintonizado com o grupo Leste (NE SE e S) ou o grupo Oeste (SW W NW e NE) das direções da bússola, denota sua preferência pessoal em vez de restringir a compatibilidade e é determinado pelo seu ano de nascimento.

A dimensão do tempo 

Estudiosos chineses antigos observaram os alinhamentos recorrentes do Sol, Lua, Terra, planetas e constelações e seus efeitos sobre o meio ambiente. Eles identificaram mudanças repetidas nos padrões energéticos em ciclos de 20 anos, nos quais pequenas mudanças, ainda que influentes, evoluem anualmente: o período atual iniciado em 2004. 

Esses padrões de tempo têm uma influência previsível no Feng Shui de um edifício e de seus ocupantes, dependendo da orientação da propriedade. Eles podem ser calculados usando as fórmulas Xuan Kong Fei Xing Flying Stars.

Em nossa prática, eles são representados em cada consulta para entender por que e onde certas situações podem estar ocorrendo e maximizar novas oportunidades.

Fonte: Feng Shui Living

Fundamentos do Feng Shui

Fundamentos do Feng Shui

Fundamentos do Feng Shui

Fundamentos do Feng Shui



Topo Astrologia