Simbologia da Caveira

em 17 de junho de 2019






Caveira

A partir de hoje nós vamos falar sobre simbologia, mas antes de adentrarmos neste assunto vamos dar o significado do que é de fato a simbologia.

Simbologia é a ciência que estuda a origem, a interpretação e a arte de criar símbolos. Todas as sociedades humanas possuem símbolos que expressam mitos, crenças, fatos, situações ou ideias, sendo umas das formas de representação da realidade. Os símbolos existem desde o inicio da humanidade ajudando formas de comunicação. 
 
Eu escolhi falar da caveira antes dos demais símbolos, simplesmente devido aos conceitos errados que muitas pessoas fazem sobre o real significado da caveira.

Peguei um trecho de um artigo que está disponível na internet e que corre de mãos em mãos e de boca em boca e assim essa ideia vai ganhando força, de forma que as pessoas que a compartilham acabam se tornando ignorantes. Essas pessoas são as que eu costumo dizer “influenciáveis”.

As pessoas tem preguiça de pesquisar e daí fica fácil acompanhar o chefe do bando, pois o que o líder falar é lei – ai de quem discordar. As pessoas acabam ficando cegas e foi isso que me motivou a compartilhar aqui no blog e no Pinterest o verdadeiro significado dos símbolos.

Essa foi uma mensagem que eu recebi no meu canal do You Tube em um dos vídeos que compartilhei: “Belo trabalho, muito esclarecedor. Só gostaria de saber por que você, com todo o conhecimento que tens de arquétipos e a capacidade que eles têm de gerar reações emocionais só de olhar para seus símbolos, utilizou somente arquétipos fracos (de morte), como caveiras e serpentes no vídeo todo. Qual foi a sua intenção?”.

Na época eu não respondi, porque eu queria dar a resposta quando eu finalizasse todo o trabalho que fiz sobre a simbologia para compartilhar no Pinterest e explicar aqui no blog o significado dos símbolos em geral.

Então vamos esclarecer os fatos, mas antes eu peguei um trecho do autor que vem espalhando toda essa ignorância de arquétipos fracos.

“Crânios, ossos, morte, bandeiras de piratas são extremamente negativos, induzindo ao comportamento autodestrutivo. Péssimo em relação ao nível de endorfinas. É o arquétipo mais poderoso do lado negativo”.

Essa definição de que crânios, ossos, morte e bandeira de pirata são símbolos extremamente negativos veio de alguém que desconhece o significado de tais símbolos. O que essa pessoa fez na verdade foi dar um conceito, uma ideia, essa é a noção ou concepção que ele tem de tal símbolo.

Nós estamos sobre influência energética de todos os símbolos o tempo todo, e quando se faz uma definição negativa as pessoas ficam com muito medo. Vamos desconstruir essa ideia inverídica.

As coisas ou objetos têm os significados que cada um dá a elas. Que tipo de significado você está dando? O significado é o que dá vida para a coisa ou objeto. Quando você dá um significado para algo, você coloca vida naquilo, aquele objeto cria massa. E massa é o que? Energia. E aqui entra a questão: qual o tipo de massa, vida e alma que você está dando para este objeto ou coisa? Seja lá qual for a definição que você tenha dado esse é o universo que você está criando para si mesmo, ou seja, essa é a energia que vai fluir na sua vida.

A definição deste autor é completamente negativa, mas isso não quer dizer que o símbolo é negativo, essa negatividade só acontece na mente da pessoa que o definiu e isso é problema dela, não do símbolo que tem a sua própria simbologia.

Veja a diferença entre os dois significados:

Definição: relação de reconhecimento, de apreço; valor, importância, significação, significância, ('representação mental').

Simbologia: a arte de criar símbolos, o estudo ou interpretação dos símbolos.

Viu a diferença? Vou um pouco mais além para que você entenda onde é que eu quero chegar.

Usando outros exemplos que o autor dá para os símbolos:

Banana: é a pessoa que não tem personalidade, todo mundo faz de bobo. “Ele é uma banana”. Essa foi uma expressão que o autor deu para a fruta fazendo uma comparação de uma pessoa com uma banana.

Nunca confunda a definição da simbologia de determinado objeto ou o que for com expressões idiomáticas – é exatamente isso que essa pessoa que divulgou estes conceitos errados está fazendo. Expressões idiomáticas é uma definição e simbologia é outra completamente diferente.

Para não me estender muito nesta postagem, porque eu vou voltar a falar mais sobre este assunto em outros postes, vamos ao verdadeiro significado dos símbolos:

Crânios, ossos, morte, bandeiras de piratas.
De modo genérico, a caveira simboliza mudança, transformação, renovação, início de um novo ciclo, sabedoria e viagens.

Crânio: representa entre outras coisas, a abóbada celeste.

Ossos: representam o esqueleto humano ou animal.

E aqui eu deixo uma indagação: por que temer algo que não foge da nossa realidade? Todos nós vamos morrer e todos nós somos compostos de ossos, temos um crânio, um esqueleto completo!

A caveira com dois ossos cruzados usada na bandeira dos piratas representa perigo e ameaça, e tem a intenção de manter as pessoas curiosas distantes dos barcos piratas e de avisar aos navegadores de outras embarcações que os piratas são impiedosos, que não se deve contar com a misericórdia deles.

Aqui se aplica a definição de perigo num determinado produto que é vendido e que é definido como veneno (inseticida). Geralmente nós vemos este símbolo como um sinal vermelho e de que se trata de algo perigoso e mortal.

Serpentes: a serpente é um réptil que muitas vezes está associado ao mal, à morte e escuridão por ser considerado um animal misterioso, traiçoeiro e venenoso. Contudo, é um símbolo muito rico em diversas culturas e, por outro lado, pode representar o rejuvenescimento, a renovação, a vida, a eternidade e a sabedoria. Na mitologia greco-romana, a figura da serpente surge com Asclépio (Esculápio) associada à cura, símbolo da medicina e da sabedoria.

O que me deixa mais preocupada nesta história é ver pessoas passando por uma fase difícil se deparando com esse tipo de informação de que a caveira provoca acidentes, mata e trás dor e sofrimento. Se fosse assim imagine quantas pessoas que usam caveiras estampadas em roupas ou tatuagens estariam mortas ou no fundo do poço (aqui está uma expressão idiomática). Imagine essa informação na mente de uma pessoa que está sem norte e que tem uma caveira tatuada, como fica o psicológico dela?

Para você que estava mal informado não se preocupe, pois a caveira é um dos símbolos mais positivos que existem, até a simbologia da caveira de pirata é positiva, porque tudo o que ela faz é dar um alerta de que ali contém veneno, ou seja, ela nunca vai querer o seu mal, se fosse assim ela te pegaria sempre desprevenido e não emitiria sinal nenhum.

Para quem ainda não absorveu a informação não se preocupe, nós vamos bater muito nesta tecla!   
Para mais informações sobre a simbologia da caveira acesse
 



Topo Astrologia