Como conseguir mais pacientes?

em 17 de junho de 2019




cor e decoração

Qual arquétipo eu posso usar para ter mais pacientes no meu consultório de psicologia? Gratidão! (Renata Rodrigues)

A sua pergunta me fez lembrar uma professora que eu conheci no jardim de infância, o nome dela? Professora Mirna.

Quando estávamos na terceira série do primário, prestes a passar para o quarto ano, todos os alunos faziam figa para que a nossa professora do ano seguinte fosse a dona Mirna, isso porque ela se diferenciava das demais. Ela era A professora! Aluno nenhum tomava bomba com ela, pois ela tinha uma forma toda especial de explicar as disciplinas e muita paciência para ajudar aquele aluno com mais dificuldades no aprendizado. No inicio do ano letivo todos os alunos dela recebiam um kit com alguns mimos, todas as mesas eram forradas com forro de estampa militar que era moda na época por causa do personagem do Rambo.

Para mim ela vai ser sempre a melhor. Mesmo que eu a tenha conhecido apenas de ouvir falar, pois eu era da turma B e ela lecionava apenas para turma A. 

O segredo para ter um consultório cheio de pacientes é se destacar dos demais. Usando os mesmo métodos, mas de forma diferenciada, assim como a dona Mirna. Você já leu o livro Dibs em busca de si mesmo? A autora do livro foi uma das psicólogas pioneiras no uso da ludoterapia e é um exemplo de psicóloga, ela tanto se diferenciou na sua área de trabalho que um dos seus pacientes a inspirou a escrever este livro Dibs, um dos livros mais tocantes que eu já li.

Respondendo a sua pergunta, é muito importante trabalhar a imagem do seu ambiente de trabalho, procure dar vida a ele.  Precisamos nos ater na construção da identidade de um consultório médico. Consultórios geralmente têm sempre a mesma decoração, um ambiente frio e triste, e essa imagem é terrível e deixa sempre uma má impressão em nós pacientes.
Procure trabalhar com cores que sejam alegres, podendo ser em apenas uma parte da parede, utilizar alguns objetos decorativos. As cores influenciam muito um ambiente e principalmente uma pessoa. 


Sugestões de arquétipos

Uma psicóloga animada, com o arquétipo do extrovertido, do palhaço, que seja alto astral, é tudo o que uma pessoa com transtorno psicológico precisa.

Quando me fazem esta pergunta de como atrair mais pacientes ou clientes para o consultório e comércio a resposta é sempre a mesma. A comunicação!

O médico que tem mais paciente é porque ele sabe se comunicar. Quando um médico, um advogado ou um lojista tem mais clientela que seu concorrente é porque ele se comunica melhor, o segredo está na forma de tratar o outro. A diferença que faz a grande diferença é ser um bom comunicador.
Procure se diferenciar. Como diz slogan de dentista: “os dentes são um cartão de visita”, o mesmo se aplica para quem trabalha com vendas ou atendimento. O sorriso, a simpatia e o humor aliado à boa comunicação é o segredo.

Quanto mais alto astral a pessoa for, mais admiração ela conquistará e mais pessoas vão querer estar perto dela, porque a alegria e seus correlacionados são contagiantes.
Faça com que seus pacientes tenham vontade de voltar e estejam à vontade no seu espaço de atendimento. Faça a sua reputação chegar antes de você através dos seus pacientes.
Não tem elogio melhor do que um novo paciente falar que estava ansioso para conhecê-lo, pois só ouviu coisas boas a seu respeito.

Existem arquétipos em forma de imagens que você pode usar para fortalecer os seus pacientes e fazer com que o movimento aumente no seu consultório. Vamos usar um exemplo que é o arquétipo do Herói, cuja finalidade é inspirar e motivar, pois ele usa a força, competência e coragem. Você pode colocar um quadro com imagens de todos os super-heróis juntos ou talvez  apenas um já é o suficiente. 

O paciente inconscientemente acabará ligando a figura do Herói à figura do médico, e aí estaremos trabalhando com imagens subliminares – essa foto, de preferência, tem que estar bem centralizada na parede e atrás de você. Ou você pode optar por colocar a imagem de um sol, pois ele trás luz, paixão, vitalidade, força, ressurreição. O amarelo é a cor mais quente, a mais expansiva e a mais intensa das cores, afinal transmite vida e calor.

Você pode usar todas as cores do arco íris na decoração do seu consultório, mas é claro que são apenas em alguns detalhes, como em algumas peças decorativas para não sobrecarregar o ambiente deixando-o 100% colorido. Todo excesso atrapalha, por isso deve-se saber dosar! Se você mudar apenas a decoração do seu consultório eu garanto que pacientes irão aumentar.


Topo Astrologia