Arquétipo para auxiliar no emagrecimento

em 4 de junho de 2019





Emagrecer com auxílio de arquétipo

Sou nutri, trabalho com transtornos alimentares e na maioria com a compulsão alimentar. Desta forma, gostaria de saber se possui algum arquétipo para apoiarmos neles e na obesidade. Gratidão desde já! 

Paola Vasconcelos Ma Gyana Mahadevi

Antes de tudo vamos definir arquétipos:

Arquétipos podem ser: personalidades (conjunto de qualidades que define a individualidade de uma pessoa), palavras, cores, músicas e imagens.

Os arquétipos para quem quer emagrecer é o arquétipo do atleta (praticante de qualquer tipo de esporte ou atividade física). O padrão de comportamento do atleta é cuidar muito bem do corpo e ele sempre está em busca de inspiração e apoio.
Outros exemplos de algumas personalidades arquetípicas para nos auxiliar no emagrecimento:

Vaidoso, determinado, persistente, decidido, resolvido...

Como decifrar arquétipos em seus pacientes?

Um exemplo simples é quando o paciente chega ao seu consultório e após uma pequena entrevista você consegue decifrar se essa pessoa é compulsiva, deprimida, etc. Em poucos minutos você conhece os pontos fortes e pontos fracos dela. Esses pontos são os arquétipos.

E com isso fica fácil trabalhar com os arquétipos. Nós temos as dualidades dos arquétipos: a pessoa vivencia um ou outro.

Vamos aos exemplos:

Determinado x indeterminado.
Decidido x indeciso.
Vaidoso x desleixado.

Veja mais um exemplo para que fique claro.

No consultório de uma nutricionista podemos encontrar os arquétipos comuns:

O arquétipo da secretária (atendente).
O arquétipo da nutricionista (médica).
O arquétipo do gordo ou magro (paciente).

Esses são arquétipos que você vê logo de cara, ou é o magro ou é o gordo. É claro que existem também os que não se enquadram em nenhum dos dois, que são as pessoas que vão ao consultório apenas para fazer um controle.

Você me perguntou quais arquétipos podem auxiliar uma pessoa com transtorno ou compulsão alimentar, na realidade cada paciente que chega ao consultório tem vários arquétipos ativos inclusive o deprimido, mas excepcionalmente o arquétipo do gordo, claro que temos também o do magro (anoréxico) e a resolução do problema está em trocar esses arquétipos ou ativar arquétipos inexistentes nestas pessoas.

Como fazer essa troca ou como ativar os arquétipos para nos ajudar?

Vou dar um exemplo bem simples usando a sua secretária. Vamos supor que ela peça demissão e daqui a seis meses você a encontra como vendedora de uma determinada loja – agora um dos arquétipos que ela está vivenciando é o de vendedora e não mais o de secretária (se ela mudasse apenas de consultório ainda estaria vivenciando o de secretária). Assim acontece com o obeso e o magro, quando um gordo emagrece passa a vivenciar o arquétipo de magro.

“Digas com que tu andas que eu te direi quem tu és”.

Quando fazemos parte de uma tribo, sem percebermos essa tribo acaba influenciando no nosso modo de falar, de vestir e de ver o mundo. Para conseguirmos trocar um arquétipo nos seus pacientes precisaremos usar o modo repetição. Quanto mais uma pessoa ouve uma determinada música ou assiste a um vídeo, mais aquela informação se infiltra na mente dela.

Você tem a opção de pegar o e-mail do seu paciente e enviar arquivos semanais com imagens de pessoas se exercitando, cuidando do corpo, se alimentando. Inclua fotos disponíveis nas redes sociais de antes e depois de pessoas que emagreceram muito, você pode mandar algumas frases de motivação, pode contar algumas histórias de superação também, dicas de receitas fitness também funciona muito bem.

Isso tudo são estímulos que despertam os arquétipos do determinado, do motivado, do vaidoso, do atleta e assim o arquétipo do gordo vai perdendo o seu reinado e dando espaço para o arquétipo do magro. Você vai estimular os seus pacientes e também se diferenciará das suas colegas de profissão. Se eu tivesse uma nutricionista que ficasse me mandando arquivos semanais durante o meu processo de emagrecimento, com frases e fotos estimulantes, com certeza eu iria me esforçar mais para fazê-la sentir orgulho de mim e de quebra eu indicaria ela para todas as pessoas como sendo a melhor nutricionista do mundo. 

Eu tenho alguns exemplos deste tipo de mensagens no Pinterest, estão nas pastas símbolos da saúde, saúde frases e símbolos para curar depressão. 

Por que os vigilantes do peso deram tão certo na década dos anos 90? Porque os membros estavam recebendo estímulos a cada encontro e eles viam o arquétipo do gordo dando vida ao arquétipo do magro. A imagem tem muito poder, aprenda a trabalhar com ela da maneira certa e você com certeza vai se destacar no seu meio!



Por ser um tema muito abordado farei novos posts, não vou me estender mais porque o texto já ficou longo. Há uma lista interminável de símbolos e de animais de poder que não foi falado justamente porque eu tenho que explicar a medicina de cada um. Espero ter ajudado. 
Quanto a ter mais pacientes talvez este post seja do seu interesse: Como conseguir mais pacientes?




Topo Astrologia